A implantação da primeira estação hidrometeorológica urbana de Siderópolis está concluída. O equipamento fica localizado no pátio da sede do Lions e do Grupo Escoteiro Aguaí, na Rua Porfírio Feltrin, s/nº, Centro da cidade. Com a estação, será possível realizar medições específicas das condições atmosféricas da zona urbana do município.
A estação é totalmente sustentável e conta com um sistema de monitoramento por câmeras que vai além do equipamento, ampliando a segurança e o controle do local. A obra foi realizada com recursos da Defesa Civil Estadual, no valor de R$ 80 mil e mais R$ 3 mil mensais para manutenção.
“Agora será possível fornecer dados precisos e em tempo real sobre o volume de chuva, a velocidade dos ventos e a temperatura. É uma conquista que vem para somar e garantir mais qualidade e agilidade nos serviços”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Siderópolis, Jair Grossman.
As informações coletadas servem para o gerenciamento de riscos de desastres naturais, como enxurradas e alagamentos, permitindo ações mais rápidas e eficazes da Defesa Civil, além de fornecer dados que serão utilizados como fonte de pesquisas científicas e planejamento municipal.
“Essa estação é um avanço que vai nos permitir tomar decisões mais embasadas, proteger nossa população e planejar um desenvolvimento urbano mais seguro e sustentável. É mais uma conquista importante para a cidade”, pontuou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.


