O Governo de Siderópolis, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, mantém o monitoramento constante de localidades do município que foram afetadas pelas intensas chuvas dos últimos dias. Os temporais, que têm sido recorrentes, causaram transtornos em diferentes pontos da cidade, especialmente nos bairros Vila São Jorge e Rio Fiorita.
Nesse domingo, dia 18, o Corpo de Bombeiros foi acionado para retirada de duas árvores caídas que obstruíram a via na localidade da Serrinha. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Siderópolis, Jair Grossman, o volume expressivo de precipitação foi um dos fatores para a ocorrência. Ele ainda reforçou a intensidade das chuvas com dados pluviométricos.
Na Estação G2, no bairro Rio Fiorita, foram registrados 80.2 mm nas últimas 24 horas e um acumulado de 157.4 mm nos últimos 7 dias. As medições realizadas pelo pluviômetro na Vila São Jorge apontam volumes similares.
“Os números estão elevados e o solo saturado, o que aumenta o risco de novas quedas de árvores e deslizamentos. Nosso protocolo de monitoramento está ativo. Pedimos que os moradores nos comuniquem imediatamente qualquer nova ocorrência ou situação de perigo por meio dos nossos canais de atendimento”, declarou o coordenador.
Ocorrências da semana passada
Na semana passada as equipes registraram rajadas de vento e granizo e atenderam ocorrências como queda de árvore sobre a rede elétrica, deixando uma residência sem energia, obstrução de rios, entrada de terreno e via obstruídas, casa com telhado atingido com aproximadamente 80% da estrutura coberta arrancada, um ferido por queda de parede e pequeno deslizamento de terra.
“Nossa prioridade é a segurança das famílias sideropolitanas. Estamos com a equipe em campo fazendo a avaliação de cada dano e trabalhando em conjunto com os outros órgãos, para dar a resposta mais ágil possível. Pedimos que a população continue evitando áreas de risco e seguindo as orientações da Defesa Civil”, pediu o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Para situações que não são de emergência iminente, mas requer a atenção da Defesa Civil, o contato deve ser feito pelo telefone 199.


